sábado, 25 de janeiro de 2003

Finalmente!!! Com Vocês, aprimeira parte da receita:

LACANard à l'Orange



Ingredientes:

1 Pato, lógico (o verdadeiro Lacanard é preparado sempre um de cada vez, embora alguns diletantes já tenham tentado o preparo grupal).
1 Cozinheiro.
Temperos, de acordo com o pato a ser preparado.

Dos apetrechos:

1 Forno, devidamente decorado com os diplomas do Chef, fotos de chefs famosos e livros de culinária, em especial as Obras Completas de Chef Sigmund (recomendamos a leitura de "Zur Psychopathologie des Alltagsleben" - Pato ao Pisco e outras receitas - com grandes dicas para o dia-a-dia), além dos "Culinários", do Chef Jacques.

1 travessa, para se deitar o pato.

1 poltrona confortável para o chef, uma vez que o preparo do pato é lento e gradual. Tradicionalmente, colocá-se a poltrona de modo que o chef veja o pato, mas o pato não veja o chef.


Da escolha do pato:



Segundo as normas de etiqueta, o pato é que busca o chef, daí a importância da correta decoração do forno, bem como um trabalho constante de relações públicas, principalmente entre os açougueiros, para que estes lhe enviem patos. os patos só ficam macios se sentirem, neles mesmos, a vontade de serem assados, mais específicamente, serem assados pelo chef que os recebem. O pato que é forçado a entrar em um forno, salvo excepcional habilidade do chef, tende a ficar duro e intragável.

Da marinação preliminar:

Antes de se deitar o pato à travessa, deve-se deixar o pato marinando, até que se perceba que está em ponto de cozimento, o que pode levar de algumas semanas a alguns anos. Durante este processo, verifica-se, primeiro, a adequação do pato ao chef e vice-versa; se se concluir pela inadequação deve-se indicar o pato a outro chef. Outro aspecto importante da marinação é a determinação do tipo de pato de que se trata. Existem três tipos de patos, com alguns subtipos. Esta divisão se dá no momento da decaptação do pato, processo pelo qual todo pato, como é sabido, passa. Estes três tipos são: o pato-peru, o pato-galinha e o pato-avestruz. Deles trataremos na próxima sessão, já que preciso ir ao banheiro e, portanto, seu tempo acabou... Vamos ficar por aqui...



Aguarde para breve a segunda parte da receita, contendo os tópicos "os tipos de patos" e "transferência: DOC, Cheque ou Cash, qual aceitar?"

Nenhum comentário: