domingo, 6 de janeiro de 2008

Dia de Reis

Só para refrescar a memória, Aí vai outro post resgatado do Em Família:


Ai, vida dura...
Vejam só vocês os efeitos nefastos da inflação. Me lembro bem, quando comecei a usar carteira, imbuído do espírito de responsabilidade e maturidade que tal ato inspira (ou pelo menos deveria inspirar), fui automaticamente absorvido pela roda-viva das romãs no dia de Reis.
O ritual cabalístico (se é que a Cabala se aplica aos Reis-Magos) se resumia a embrulhar 3 (três) carocinhos de romã num papelim e guardá-lo na carteira até o próximo ano.
Daí, num ano desses, a gente tinha que engolir 3 (três) baguinhos, 1(hum) por 1(hum), falando o nome de cada rei (Belchior, Balthazar e... 1(hum) doce pra quem lembrar o outro!!!) ao engolir o diacho (apesar do conflito ético-moral entre cumprir o ritual e a etiqueta, falando de boca cheia) e guardar 3 (três) na carteira, num total de 6 (seis) baguinhos.
Mais pra frente, tinha que engolir 3(três) falando o nome dos reis (Reco-Reco, Bolão e Azeitona? Oscarito, Cantinflas e Grande Otelo? Didi, Dedé e Mussum? [Zacarias era profeta, anta!]), comer 3(três) e jogar 3(três) pra trás, falando 3(três) coisas das quais queria se livrar, num total de 9 (nove) baguinhos.
Chegamos agora a 1(hum) ritual simplificado, tem que comer 6(seis) baguinhos e guardar 6(seis) na carteira (antes era um baguinho para cada rei, agora é o quê? Um para cada baguinho de cada rei? Já não tô entendendo nada), 12 (doze) baguinhos no total!!! Falando sério, quando tiver que andar um ano inteiro com 3(três) romãs inteiras no bolso (tendo engolido outras 3(três) e quebrado as janelas do vizinho jogando romãs a esmo para trás), pulando num pé só e recitando a lista telefônica da Galiléia com outra romã atochada na boca, eu desisto!!!
(último parênteses: pode ficar tranqüila, dona Eunice, meus baguinhos estão comigo, todos os oito!)


P.S.: Esse ano voltoua nove baguinhos, ou é efeito da estabilização ou é pelo fato de uma romã estar custando R$10,00!!!
[]'s Kiko

4 comentários:

Augusto Galery disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Augusto Galery disse...

Só não entendi se vc deixou os 8 bagos na carteira...
Se sim, alguém vai abrir sua carteira e exclamar: Olha, 6 romãs e 2 lichias...


PS: Apaguei o anterior pq tinha um erro de português...

Otávio Galery disse...

Estão comigo, não na minha carteira! e se alguém abrir minha carteira vai sofrer uma terrível crise de angústia diante do inexorável vazio existencial, quebrado apenas pelos baguinhos de romã...

Anônimo disse...

Querido,
fui procurar ontem na net como era a simpatia do dia dos reis e encontrei um texto super bem humorado, que dizia exatamente o que eu estava pensando (que estão inflacionando a quantidade de caroços de romã - risos) e, quando vi, o texto era seu!!!!
Fiquei super feliz! Aproveitei para dar uma olhadinha no resto do blog, quase chorei com o texto em que vc se refere ao crescimento do seu filho etc.
Saiba que, mesmo de longe, sempre torço por você, pelo Gui, Alessandra e cia.
Um abraço carinhoso
Bia (ex-colega FUMEC)