sábado, 28 de dezembro de 2002

Finalmente!!!
Com ajuda de meu digníssimo irmão, Augusto, consegui resolver boa parte da bagunça no meu blog (embora o Ãf?? ainda esteja no seio da família...). Não vou falar o que estava acontecendo, para não passar recibo de lammer. Enquanto isso, Neime "Nick" Lasnem, o detetive que contratei para solucionar o caso dos links desaparecidos, me mandou o seguinte relatório, apesar de eu já tê-lo dispensado:

"Lasnem. Neime Lasnem, mas pode me chamar de Nick. É assim que eu sempre me apresento, como qualquer outro detetive particular ficcional que se preze. Na escola me chamavam por Short Neime, para diferenciar do outro Neime que estudava lá e que era mais alto que eu. Não me perturbo por ninharia, sou duro, frio e calculista. E eficiente, é bom que se diga. Era uma calorenta manhã de sábado quando fui despertado pelo som da campainha de meu escritório, bem localizado na av. Pasteur, região hospitalar. Rapidamente, me estabaquei da cadeira ao chão, aproveitando para limpar a baba no carpete verde que recobria o chão de minha suntuosa sala. Foi quando lembrei que não tinha carpete, aquilo devia ser mofo. Choveu o mês inteiro e descobri que tinha goteiras, apesar de estar num andar intermediário do prédio. A sala ao lado da minha, de uma firma de consultoria, dirigida por uma simpática psicóloga, sofreu o mesmo problema, percebi pelo movimento. Sou assim. Atento. Perspicaz. Fuga de idéias são minha especialidade. Sei como recapturá-las. Levantei do chão com a agilidade que me é peculiar, escalando as gavetas da mesa com os cotvelos. Já as deixo como uma escada, um homem experiente está sempre preparado. Deparei-me com um homem parado à minha porta, ainda segurando a maçaneta que acabara de usar, olhando para mim com a cara estupefacta. Écomum eu causar esta impressão marcante. Falei, ríspidamente:

- Sua boca está aberta...

- Eu sei, eu mesmo que abri.

Sagaz, o elemento. Perscrutei-lhe a figura, um tanto gordo; cãs precoces lhe cobriam a fronte; tinha uma expressão que oscilava, vagamente, entre o zen-iluminado e o bem abestalhado; Com certeza era brasileiro, de estatura mediana, gostava muito de fu...

- É você o sr. Lasnem? - Ele imterrompeu minha análise, grosseiramente. Voltei a sentar na minha cadeira, cruzei as pernas sobre a mesa.

- Pode me chamar de Nick.

- Por que sua cara está verde?

Olhei-o duramente, para que percebesse com quem estava tratando. Ele logo percebeu:

- É a primeira vez que veja baba mofar...

Imterrompi aquele papinho besta, sou claro, direto, objetivo:

- O senhor precisa de meus serviços? - Perguntei, enquanto tentava limpar meu rosto com o lenço, o que não resolveu muito, mas pelo menos espalhou a sujeira uniformemente. Agora eu parecia que estava com hepetite.

- Meus links desapareceram...

Num átimo, percebi toda a história. Era marmelada: Algum grupo ativista ecológico estava raptando seus links, para impedir que eles virassem casaco de madame! Antes de revelar-lhe a verdade, resolvi enrolar um pouco. Ainda podia arrancar daquele otário algumas diárias. Sou honesto, mas preciso de algum para viver. Para desviar sua atenção, perguntei:

- Otário, seu nome...

- Como sabe que meu nome é Otávio? Rapaizzz, quando eu entrei - aliás, desculpe ter entrado sem licença, mas eu ouvi um estrondo quando toquei a campainha e fiquei perocupado - eu tive uma impressão errada do senhor...

- A inteligência é um apanágio dos que a possuem. - respondi, enigmático.

Além do mais, o infeliz escutava mal, graças a Deus. Mantive a pose e pedi mais detalhes sobre o caso. Graças à agudeza que me é característica, percebi que havia caroço debaixo daquele angu. Envolvia computadores e toda esta trolha de internet. Sou discípulo iluminado de Bob Charles, conheço essa corja.

- Meu irmão...

- Quem é seu irmão? - imterrompi, brucamente.

- É outro filho de meus pais...

- O que ele faz da vida?

- É psicólogo, mas...

- Deixe seu irmão de lado. Essa gentinha psicanalista só sabe culpar a pobre placa-progenitora! Psicanalistas...

- Não falei que ele era psicanalista. - ele me imterrompeu.

- Poteitos, potatous... - Respondi em latim, para deixar claro meu desprezo a essas questiúnculas vernáculas. - Pode ficar tranqüilo, seu caso está em boas mãos..."



Este foi o relatório que recebi. Espero ter notícias de Nick Lasnem em breve, porque ele precisa saber que não vou pagar por seus serviços...
Aguardem para a segunda quinzena de janeiro o primeiro capítulo de "Angústia à Bahiana"!
[]'s

Kiko

Um comentário:

Anônimo disse...

necessario verificar:)